O Laboratório Atílio Vannin dá suporte aos professores na realização das suas práticas na sala de aula, ou em outros ambientes. Disponibiliza recursos, dispositivos, equipamentos e manuais didáticos para que os processos educacionais sejam realizados em diversas áreas do conhecimento, principalmente na Biologia, na Física, nas Geociências, na Química e na Astronomia.

Laboratório de Ciência/Física & Química
Espaço de Inovação
Vivemos um tempo em que é muito fácil descobrir como fazer as coisas. Todos tem acesso fácil e rápido a qualquer tipo de informação.
Os Espaços de Aprendizagem, assim como os Espaços de Convivência, do HWR, proporcionam momentos de interação significativa.
O Espaço Inovação, que integra a Sala Google e o Espaço Maker, por exemplo, é frequentado diariamente por todos, desde a Educação Infantil. Nele, os alunos podem assistir a vídeos e tutoriais, por meio dos Chromebooks e compartilhar suas ideias com o grupo, tendo o professor como mediador.

Já no Espaço Maker, os alunos são incentivados a “colocar a mão na massa” e fazer acontecer. O propósito foi garantir um ambiente personalizado em que os alunos expressam toda a sua criatividade, além de participarem de experiências e projetos interdisciplinares.
Todos ganham, uma vez que são estimulados em relação à sua criatividade, autonomia e protagonismo. Além disso, as aulas colaborativas deixam os alunos mais interessados nas disciplinas curriculares.
Espaço de Convivência (Jogos)
O HWR, como toda escola, exerce um papel fundamental na construção de valores dos estudantes. É na Educação Básica que estes vão sendo consolidados e problematizados.
Nos espaços de convivência, durante os intervalos, os alunos precisam aprender a dialogar, a respeitar regras (jogos), a dividir, a compartilhar, e a refletir sobre as consequências de ações coletivas sobre suas atitudes.
Biblioteca
Apesar da Tecnologia estar presente na vida de todos os alunos, desde a infância, o HWR não abre mão da sua Biblioteca Monteiro Lobato – um diferencial significativo nos projetos pedagógicos.
É muito importante que a criança adquira o hábito da leitura e que mantenha contato com a literatura, desde pequena.
Todos os alunos, desde a educação infantil, frequentam a Biblioteca do HWR e, além dos projetos pedagógicos, retiram livros para levarem para casa.

A motivação e incentivo para continuarem tendo apreço pelos livros, depende do exemplo das famílias e da escola. Neste sentido, o HWR promove um evento, durante o ano, premiando com medalhas e certificados, os melhores leitores daquele ano.

Playground
Ter uma metodologia inovadora no ambiente escolar é muito importante para fornecer aos alunos experiências novas que vão além da sala de aula.
O playground do HWR, de madeira reflorestada, tem como objetivo vários tipos de aprendizagem, que não somente a lúdica.
Por estar ao ar livre, o playground amplia a experiência dos alunos e estimula o contato deles com a natureza, favorecendo um bem-estar físico e mental.
Além disso, os alunos podem desenvolver, com a mediação dos professores, a coordenação motora geral, o equilíbrio e postura corporal.
O Playground é um espaço excelente para o convívio social.
Sala Espelhada
O HWR possui uma ampla sala espelhada com diversos objetivos:
Aulas de ballet, Judô e desenvolvimento do esquema corporal da criança.
O espelho é um instrumento que influencia gestos e comportamentos das crianças proporcionando momentos de descobertas a partir de seus próprios sentimentos, expressões, e, também, oferece aos professores diversas possibilidades de intervenção.
A psicomotricidade é considerada uma ferramenta importante na educação infantil, para o desenvolvimento da motricidade da criança e o domínio do seu próprio corpo. Ela é capaz de estimular a criança a descobrir possibilidades de se comunicar por meio de ações corporais e de explorar o mundo ao seu redor.


Quadra Poliesportiva
A Quadra poliesportiva do HWR não se limita apenas às aulas de Educação Física e, sim, como instrumento para a promoção de saúde e desenvolvimento de habilidades sociais importantes.
Em tempos em que já não é mais possível brincar na rua das grandes cidades, a promoção de atividades esportivas é muito saudável.