EDUCAÇÃO INFANTIL

A História da nossa escola começou na Educação Infantil, em 1980.

Vários projetos e ideias, tanto educacionais, arquitetônicos e de mobiliário, foram trazidos de fora, através dos Congressos Educacionais em que as Diretoras participaram.

Por exemplo: as salas ambientes e o ateliê foram idealizados de Reggio Emilia, da Itália, e adaptados à nossa proposta pedagógica.

As salas ambientes vão ao encontro da teoria Walloniana, em que o domínio motor é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças. Esse tipo de salas ambientes privilegia o Movimento das crianças, na medida em que se deslocam o tempo todo para as diversas salas, com atividades diferenciadas. Além disso, o material é coletivo, o que contribui para seguir as regrinhas básicas de compartilhamento.

As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades.

Desde o primeiro dia de aula, a criança é recebida na escola de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança.

Diferentemente dos métodos tradicionais, a Proposta Walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. O ato de aprender se dá no convívio com o outro, nas rodas de conversa, no momento da contação de histórias, durante as aulas de música e nas atividades lúdicas.

A área de linguagem constitui um dos eixos básicos da Educação Infantil e se estende até o final do ensino fundamental.

A Escola trabalha por meio de projetos, desde a educação infantil, como: Agita Galerinha, Fecriarte, Mostra de Arte, Sarau, entre outros.

Na Educação Infantil, além das áreas específicas do conhecimento,  oferecemos uma grade curricular com três aulas semanais de Inglês da Cambridge, Música, Artes, Tecnologia ( na sala Google ) Contação de Histórias,  Projetos na Biblioteca, Motricidade e ludicidade ( Brinquedoteca e Parques ),  Recanto de Modelagem.

A Escola trabalha com projetos, desde o infantil, porque abrange várias áreas do conhecimento, com o objetivo de despertar, ainda mais, a curiosidade nata dessa faixa etária, que demonstra interesse em conhecer e descobrir coisas novas.