ENSINO FUNDAMENTAL I

Ensino Fundamental I

O Fundamental do HWR  nasceu com a missão de inovar e estar sempre à frente das tendências, mantendo a proposta humanista e proporcionando o verdadeiro equilíbrio entre o seu Ensino Acadêmico, a área Tecnológica  e as Competências Socioemocionais.

Desde a sua fundação, a formação integral dos alunos, assim como o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida, fazem parte da metodologia.

O Ensino Fundamental representa para o aluno, algo desafiador e repleto de mistérios a serem descobertos, a começar pela alfabetização, que merece um capítulo à parte, uma vez que é apaixonante – os alunos se encantam com os projetos e descoberta das letras, totalmente baseados na Filosofia de Emília Ferreiro, a precursora de Piaget.

Com essa energia que pulsa e olhos voltados para o Futuro, o HWR se diferencia na Área Tecnológica, para atender as demandas do século 21, por meio da Parceria com a Google For Education. Neste área, alunos e professores se beneficiam com esta parceria,na medida em que as aulas ganham outras dinâmicas, utilizando ferramentas específicas e por meio dos Chromebooks a que todos têm acesso.  As Metodologias Ativas proporcionam um maior envolvimento dos alunos e garantem uma aprendizagem mais atraente, desafiadora e significativa.  São utilizadas estratégias como a Sala Google, a Sala Maker e a Sala de Aula Invertida.

Entre os projetos, que são trabalhados de forma interdisciplinar, destacam-se o F.I.C. ( Fórum de Iniciação Científica ), Fecriarte ( Feira Cultural), Mostra de Arte, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ( OBA).

No âmbito social, as Campanhas Solidárias são trabalhadas desde a educação infantil e ganham força no Fundamental.

A Metodologia do HWR busca integrar no dia a dia da escola conceitos de ética, cidadania e valores, como a responsabilidade social, ambiental e respeito aos diferentes.

No Fundamental I há as Assembleias de classe e no Fundamental II há a Assembleia Geral dos alunos, com a finalidade de resolver os problemas do cotidiano.

A ideia das Assembleias foi trazida pelas Mantenedoras, que participaram de Congressos mundo afora. A Assembleia Geral, com Presidente e Secretário (a), foi trazida de Portugal – Escola da Ponte.

A língua inglesa é extremamente valorizada no HWR e conta com a Metodologia da Cambridge, que apresenta uma abordagem única para o ensino, aprendizagem e avaliação de inglês. O seu compromisso é fornecer excelência no ensino da língua.

Cambridge University Parceiro Educacional