Nossa História

O Colégio HWR – mais conhecido como Henri Wallon | Recrearte, surgiu em 1980 de maneira inusitada.

A mantenedora Maria de Lourdes, que atua até hoje no colégio, era Diretora de um Colégio Estadual, quando seu segundo filho nasceu, com problemas sérios de saúde e teve que se afastar do trabalho.

Após 1 ano de afastamento e não vendo melhoras seu marido Antônio, teve uma ideia brilhante: montar um berçário totalmente equipado para levá-lo junto. Assim, Lourdes convidou sua amiga Rosaly, madrinha do seu filho Cesar, para formarem uma sociedade, que permanece até os dias atuais.

Esse motivo foi fator preponderante para a definição da Proposta Pedagógica Humanista e Socioconstrutivista.

A Escola Recrearte, voltada para a área artística, já existia e foi adquirida pelas duas educadoras, para ser transformada em Berçário e Educação Infantil, permanecendo com a área artística, um dos diferenciais do colégio até hoje.

Sempre voltada para os princípios e valores, em que as duas educadoras acreditam, a ética sempre foi a mola propulsora de todos os segmentos da escola.

Durante 10 anos, a escola permaneceu com a Educação Infantil, mas aos pedidos incansáveis das famílias, que não queriam tirar os filhos da Recrearte, a escola foi crescendo gradativamente e implantando o ensino fundamental ano a ano até o 9º ano.

A partir daí a escola desenvolveu um projeto pedagógico que propicia a formação integral dos alunos, em que a área acadêmica tem a mesma importância da área socioemocional, com o objetivo de formar indivíduos autônomos, críticos, colaboradores e, acima de tudo, éticos, que respeitam as diferenças, o meio ambiente e com a capacidade de contribuírem para uma sociedade democrática e justa.

Linha de Tempo sobre o Crescimento da Escola

1985

A Escola muda de endereço para um sobrado maior – Rua Paula Ney

1990

A Escola abre uma nova Unidade na Machado de Assis;

1993

A Escola cresce e, a pedido das famílias, cria o Ensino Fundamental na Rua Dona Brígida

1998

A Escola inaugura um Prédio com instalações projetadas para o Ensino Fundamental onde está até os dias atuais

2004

O Ensino Fundamental passa a se chamar Colégio Henri Wallon. Uma homenagem ao médico, psicólogo e filósofo francês, cuja proposta está presente na prática de ensino dos profissionais e educadores da Escola. Nesse mesmo ano, começa o projeto de ampliação da estrutura física da Instituição

2005

A Escola completa 25 anos de existência e comemora com a ampliação das instalações físicas da Unidade. Cria também um selo comemorativo aos 25 anos de atividades

2015

A Escola completa 35 anos

2018

A Escola unifica os nomes da Educação Infantil e Ensino Fundamental em apenas um – Henri Wallon | Recrearte passa a ser chamado de Colégio HWR

PATRONO DO HWR - Henri Paul Hyacinthe Wallon

Quais os motivos para Henri Wallon ter sido o escolhido para ser o Patrono do Colégio?

Histórico: Quando a primeira turma do 9º ano se formou, foi recebida no Ensino Médio, com uma certa estranheza, pelos novos colegas, devido ao nome ser voltado à área artística – RECREARTE. Mediante esse acontecimento, o grupo recém formado, veio ao colégio dar a dica para mudar o nome do Ensino Fundamental, que foi prontamente atendida.

Assim, de acordo com a Metodologia do colégio, optou-se por Henri Wallon, que foi aplaudido pela equipe pedagógica, alunos e familiares.

Uma pequena biografia do Patrono do HWR

Henri Wallon ( 1879 – 1962 ) foi um psicólogo, filósofo, médico e político francês e tornou-se muito conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento onde estabeleceu que a criança passa por cinco estágios de desenvolvimento, cada uma com suas características próprias.

Henri Wallon viveu num período marcado por muita instabilidade social e turbulência política. É provável que, caso tivesse vivido numa época de menor instabilidade social, não tivesse tido a necessidade de ser tão claro nas suas posições, nem tampouco lhe tivesse ficado tão evidente a influência fundamental que o meio social exerce sobre o desenvolvimento da pessoa humana.

Como a Recrearte sempre foi ligada à área artística, Wallon também veio contribuir nesta área – um diferencial do HWR. Para um perfil mais completo do nosso Patrono, é preciso ainda fazer referência à sensibilidade que tinha para o mundo das artes. Amigo de vários
pintores, Wallon possuía, em sua casa, uma respeitável coleção, com obras de artistas como Renoir, Matisse e Signac. Esta sensibilidade faz-se presente em sua teoria, que abre grande espaço para o campo estético, o da pura expressividade, que prezamos no HWR.

A Importância do Afeto e da Emoção

Para Wallon, os elementos afetividade, movimento, conhecimento e construção do eu como pessoa e espaço físico encontram-se juntas no mesmo plano.
A área acadêmica tem a mesma importância das competências socioemocionais,

O HWR é uma escola inclusiva desde sua fundação

Entre 1908 e 1931 Wallon dedicou-se ao trabalho com crianças especiais e serviu como médico na Primeira Guerra Mundial.

O aluno Wallon aprende, desde cedo, a respeitar os diferentes e ajudá-los sempre que houver necessidade. Quem se sente respeitado, aceita com maior naturalidade o outro, em suas características diferenciadas

METODOLOGIA HWR

A metodologia do HWR baseia-se no desenvolvimento integral do aluno, ou seja, nas teorias de desenvolvimento de Wallon, Vygotsky e Piaget, precursores da educação humanizada.

De acordo com a proposta Walloniana, as pessoas são constituídas por um conjunto de características e não, apenas, por cérebros ( cabeças pensantes ), mas também por afetos e emoções que norteiam as atitudes e relacionamentos. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios socioafetivo, cognitivo e motor, nas diferentes etapas.

Na Educação Infantil, as salas ambientes são espaços próprios para cada atividade, com materiais apropriados, para garantir uma aprendizagem significativa. Os alunos não permanecem na mesma sala, pois o movimento ( ao passar por todas as salas ), as regras de convívio social e a cooperação, devem ser aprendidas desde cedo.

Além disso, eles frequentam o Espaço Inovação e a Biblioteca, na Unidade do Fundamental, para se acostumarem com uma Escola Maior. Assim, quando começam a frequentar o 1º ano, não estranham e estão preparados para mudanças.

ALUNO WALLON

O aluno da sociedade contemporânea não é o mesmo. O papel do HWR, em relação à formação dos seus alunos, é capacitá-los para o mundo competitivo e globalizado. Ele deve ser flexível, aprender a trabalhar em equipe, ser cooperativo, humanista, dominar outras línguas e ter boa capacidade tecnológica e de comunicação.

Além disso, deve ter noções de empreendedorismo, educação financeira e ser o protagonista da sua própria aprendizagem, por meio das aulas invertidas e metodologias ativas, em que é capaz de estudar, buscar informações e relacioná-las com o conteúdo do momento. No Espaço Inovação ( Sala Google ) e Sala Maker ele é capaz de desenvolver projetos ambiciosos.

Ele deve, acima de tudo, estar preparado no aspecto socioemocional para não se perder diante de tantas mudanças.

Por meio dessa estrutura de aprendizagem, o aluno Wallon completa o ciclo educacional mais importante, estando apto a enfrentar, com tranquilidade, o Ensino Médio em qualquer colégio renomado da cidade.

O Colégio HWR se orgulha em saber que os seus ex-alunos, são elogiados por todos os coordenadores e diretores dos colégios que frequentam.