Proposta Pedagógica

A proposta do Colégio HWR se baseia no desenvolvimento integral do aluno, ou seja, nas teorias de desenvolvimento de Wallon, Vygotsky e Piaget, precursores da educação humanizada. Mediante esses pressupostos, na nossa escola o aluno desenvolve o conhecimento percebendo a sua importância e relacionando-o ao seu dia a dia. As aulas são dinâmicas, com a participação efetiva do estudante, que conta com recursos multimídias, além da proximidade com os seus professores.

Protagonista

O HWR, sempre em busca de inovações, procura capacitar sua equipe docente no sentido de ter novas formas de ensinar, que vão muito além do quadro negro, que instigam o aluno a pensar, raciocinar, decifrar e aprender por si próprio. Estes recursos, que tornam a aprendizagem mais significativa, proporcionam mais motivação aos alunos, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado.

O aluno atual pode ser produtor de informação, coautor com seus colegas e professores debatendo ideias.

Humanista

Humanismo significa valorizar o ser humano e sua condição, acima de tudo. A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, levando em conta a sua vida afetiva.

Desta forma, o Aluno Wallon é humanista na medida em que enfatiza as relações sociais e afetivas saudáveis com seus pares.

Tecnológico

O Aluno Wallon é um nativo digital, que cresceu cercado pela tecnologia e fala a linguagem digital fluentemente.

Por meio dos recursos digitais, o Aluno Wallon é capaz de desenvolver-se de forma mais eficaz, por meio de aulas invertidas e das metodologias ativas.

No Recrearte, por exemplo, as salas ambientes são espaços próprios a cada atividade. Dessa forma, não são os professores que vão a cada classe. São as classes inteiras que mudam de ambiente, proporcionando uma dinâmica diferente, com a qual o aluno aprende a conviver em espaços preparados para cada área do conhecimento, com materiais apropriados para garantir uma aprendizagem significativa.

Já no Henri Wallon, além de projetos multidisciplinares em vários segmentos, os alunos contam com espaços exclusivos, que colaboram para aulas dinâmicas e diferenciadas. Pensamento autônomo, capacidade de reflexão, criticidade e postura assertiva são características desenvolvidas nos nossos alunos, que alcançam sucesso nos desafios futuros.