Máscaras e calor: um guia para encarar o verão e se proteger do Coronavírus
Apesar de desconfortável com as altas temperaturas, o item segue obrigatório e necessário. Com a proximidade da nova estação, a tendência é de que os dias sejam mais ensolarados e as temperaturas, cada vez mais altas. A chegada do verão em plena Pandemia de Coronavírus, deverá trazer vários desafios. Um deles é o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos em meio a dias tórridos. A utilização do equipamento de proteção individual (EPI), passou a ser exigida no Brasil no começo de abril, quando o Ministério da Saúde deu a orientação para que a população investisse em modelos feitos de tecido. Ao que tudo indica, não deveremos abandonar o EPI tão cedo. Embora seja desconfortável, principalmente em períodos quentes, as máscaras deverão nos acompanhar verão adentro.
Qual a regra para a troca de máscara?
Para determinar o período ideal de troca, é preciso ficar atento a aspectos como a temperatura e a umidade relativa do ar, que podem interferir na umidade do EPI. O ideal é trocar a máscara a cada duas ou três horas. Quando ficar úmida, a troca deve ser mais frequente. O motivo é que o EPI perde sua eficácia quando está umidificado. Portanto, o ideal é sempre sair de casa com máscaras extras para realizar a troca ao longo do dia, especialmente quando está calor.
Como tirar corretamente a máscara para beber água, por exemplo?
O EPI sempre deve ser retirado pelas alças presas nas orelhas, evitando o contato das mãos com as suas partes interna e externa. Se a pessoa tocar em uma dessas áreas da máscara, o mais indicado é higienizar bem as mãos com álcool em gel. Uma coisa importante é não deixar a máscara no queixo ou no pescoço, pois são regiões que ficam desprotegidas e podem ter partículas virais de outras pessoas. Ao baixar o EPI, há risco de contaminá-lo e depois levar essas partículas para perto da boca e do nariz ao recolocar a mesma máscara. Se for preciso ingerir um líquido em ambiente com mais pessoas, retire apenas uma alça da máscara, segurando-a com uma mão e bebendo com a outra. Não pode deixar a máscara pendurada na orelha. Lembre-se de manter uma distância de pelo menos dois metros das outras pessoas.
É preciso usar filtro solar mesmo estando de máscara?
Sim, a importância de usar o produto diariamente, previne diversas doenças de pele e o envelhecimento precoce. Em geral, as pessoas devem escolher produtos que protejam contra os raios ultravioleta UVA e UVB, e com fator de proteção solar igual ou superior a 30. Pessoas com pele muito oleosa, devem dar preferência aos produtos “oil free/control”, enquanto aquelas com pele seca, podem aderir aos mais cremosos.