A maratona, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto, relacionou a criatividade e tecnologia na rotina dos alunos
Entre os dias 20 e 23 de agosto (quarta-feira à sábado), aconteceu mais um Hackathon HWR. Nessa maratona participaram as classes do Fundamental II, ou seja, alunos do sexto ao nono ano.
Hackathon é uma junção das palavras hack, de hackear ou modificar um sistema, e marathon, de maratona. Ou seja, é uma maratona hacker.
Neste processo, os participantes trabalharam na resolução de desafios reais de forma colaborativa, culminando na entrega de uma solução minimamente viável, testada e em um discurso que comunica a solução desenvolvida, através do Design Thinking.
Design Thinking: Esse conceito tem como base colocar-se no lugar do próximo, para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Assim, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas.
O desafio do Hackathon deste ano buscou entender como é possível incentivar o protagonismo estudantil, através da utilização da tecnologia a favor do crescimento e amadurecimento sócio emocional. Tudo isso por meio de um aplicativo criado na plataforma “APP Inventor”.
Como aconteceu a maratona?
Durante a maratona de design e programação os estudantes foram convidados e orientados pela Foreducation, time especializado do Google, e também por representantes do Colégio HWR.
Os alunos tiveram um período de 10 horas para desenvolver um protótipo – que é a solução do desafio, usando a jornada de Design Thinking como base para seu desenvolvimento.
Ao final deste período, os alunos apresentaram o pitch do processo de criação do projeto: momento no qual os times têm 1 minuto e 30 segundos para a comunicação e persuasão de avaliadores externos. Os jurados escolhidos pelo HWR avaliaram desde o processo criativo até o projeto final de cada grupo. No final, as equipes campeãs foram premiadas pela instituição de ensino.
Além disso, como forma de agradecimento a todos os grupos participantes, uma “Pizzada” aconteceu no intervalo de lanche das turmas.
As etapas do Hackathon foram divididas da seguinte forma:
Dia 1 (20/09): Parte teórica do desafio. Os alunos fizeram pesquisas e entrevistas para desenvolver seus projetos.
Dia 2 e 3 (21 e 22/09): Aconteceu o desenvolvimento do aplicativo através do “APP Inventor”, tendo como base toda a pesquisa teórica feita no dia anterior. Além disso, também foi separado um tempo para o ensaio da apresentação.
Dia 4 (23/09): Foi feita a apresentação de cada projeto aos jurados. Neste dia foi permitida a entrada de público para apreciação da realização do desafio.
Quer conferir como foi o Hackathon 2023? Siga o Colégio HWR no Instagram e assista os vídeos!