Antigamente as crianças brincavam nas ruas, empinando pipas, pulando corda, amarelinha, jogando bola, queimada, além de outras brincadeiras.
Atualmente, uma grande parcela das crianças só quer saber de ver televisão, brincar no computador ou no smartphone. Além disso, é uma geração que dorme pouco e mal, vidrada nas telas e redes sociais. A consequência disso, fez gerar quadros de depressão e crises de ansiedade nos adolescentes e nas crianças.
Para mudar esse quadro, o ideal é reestruturar o estilo de vida, harmonizando alimentação, atividades físicas, controle emocional e sono. O sono é muito importante não só para os adultos, mas principalmente para crianças e adolescentes, já que influencia o crescimento, as memórias e o aprendizado, além de regular a produção de vários hormônios relacionados ao controle emocional e, também, o controle de peso. “Dormir adequadamente é imprescindível para a manutenção da saúde física e mental”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a depressão será um dos piores problemas de saúde global a partir desta década. Esse tipo de problema era típico da meia-idade; agora, no entanto, atinge um número significativo de crianças e adolescentes. Um dos grandes problemas é a velocidade de informação, principalmente depois do advento da internet e da disseminação dos smartphones. Outro fator importante para esse descontrole emocional é que somos cobrados cada vez mais em relação à nossa aparência, ao nosso sucesso, ao que aparentamos ser para os outros, e essa versão editada da vida das pessoas é exposta o tempo todo nas redes sociais, levando a uma falsa noção, principalmente às crianças e adolescentes que estão em fase de maturação emocional, de que a vida dos outros é muito melhor do que a que eles vivem.
Além disso, é importante uma boa alimentação e atividades físicas. Nesse aspecto, é importante escolher uma boa escola, que consiga suprir as necessidades essenciais, para o bom desenvolvimento cognitivo, acadêmico, social e emocional.
Fonte: Revista Escola Particular
Artigo de Thanguy Friço e Patrícia Friço
HWR – Arte em ensinar, prazer em educar! 41 ANOS DE TRADIÇÃO.