CAPOEIRA NO HWR

Capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial; esporte; cultura popular; dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre Mestres e Discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual.

A Capoeira no HWR, dedicada a alunos do Infantil e Fundamental I.

Apesar de ser uma luta com muita liberdade e criatividade, existem regras na capoeira que todos os praticantes devem conhecer para não ferir seus princípios. São elas que mantém a tradição viva e o jogo como parte de um contexto que vai além da dança, dos movimentos e da música, pois o respeito às regras e tradições é fundamental para ser um capoeirista.

Objetivos da Capoeira no HWR

Fazer com que os alunos consigam:

• aprender os movimentos básicos e habilidades dentro da roda da capoeira;

• desenvolver a socialização, cooperação e autoconfiança, de acordo com as competências socioemocionais;

• desenvolver o aspecto motor;

Principais regras da Capoeira

• Respeitar o mestre e os parceiros de treino;

• Jamais perca de vista os movimentos do seu parceiro;

• Mantenha sempre a calma durante toda e qualquer situação;

• Praticar, nos dias de aula, os movimentos que já foram apreendidos ao longo dos treinos;

• Não se afastar ou virar de costas para o seu parceiro.

Conteúdos a serem desenvolvidos

• Coordenação Motora. Motricidade (Fina, Grossa, Ampla )

• Equilíbrio (Dinâmico e Estático) Percepções (Sensorial, Espacial, Temporal)

• Ritmo (Dissociação Colocação no Espaço e Tempo)

• Expressividade (Expressão Corporal) e Afetividade (Sentimentos)

• VivênciaS Corporais envolvendo a gestualidade da prática da capoeira.

Sistema de graduação do grupo

A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. Fica a critério do mestre ou professor o batizado e a mudança dos cordões de seus alunos. O tempo base para a troca de cordão é de 1 (um) ano.

O Sistema de Cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista no HWR, corresponde à fase 1.

OBS: Serão conferidos certificados de graduação a todas as classificações.