Judô no HWR

1. Objetivos Gerais

Aprimoramento psicológico, físico, técnico e disciplinar.

Ter brincadeiras em que o (a) aluno (a) possa ir desenvolvendo as suas possibilidades motoras, treinar sua aptidão relacional, satisfazer a sua necessidade de tato, de se expressar com beleza e habilidade para, assim, descobrir o outro.

• Educativo: Através da prática do judô, desenvolver o autoconhecimento do aluno, criando uma autoestima, disciplinando-o no sentido de uma vivência harmônica consigo e com os outros.

• Estabilidade emocional: Poder de atenção, observação e imaginação e raciocínio.

2. Objetivos específicos

Conhecimento da filosofia, das faixas do judô e de gestos técnicos, como: cumprimento (hei-ho), pegadas (kumi-katas), movimentações (shintais), quedas (ukemis), técnicas de domínio no solo (ne-waza) e técnicas de golpes em pé (tachi-waza).

Já o seu lado competitivo, que são as lutas, é passado de forma prazerosa e divertida, sem nenhuma conotação violenta.

• Desenvolver esquema corporal. Ex: andar, correr, saltar.
  • Orientação espaço-temporal. Ex: caminhar de frente, de costas, com os olhos fechados sem chocar-se com os outros.
  • Estruturação espacial- noções de movimento. Ex: ao sinal do professor, as crianças irão andar, correr, cair, levantar, subir, descer, empurrar, puxar, etc.
  • Equilíbrio- desenvolver o equilíbrio e força em sua movimentação de luta no tatame.

A partir de 9 anos, além dos objetivos acima:

• Desenvolvimento técnico de seus golpes, começar a entender a importância da estratégia nos treinos, criatividade, disciplina, humildade, postura e ética.
  • Trabalho em equipe.

3. Metodologia e Estratégias

O desenvolvimento se dará por meio de aulas práticas e teóricas de forma pedagógica e por uma visão holística. Princípio da reflexão e da responsabilidade: Esse princípio tem um alto grau de importância, pois é através dele que obtemos o retorno do trabalho desenvolvido,

que indica possíveis mudanças, variações e adaptações a serem realizadas na atual metodologia utilizada.