O Brasil vive um dramático desafio educacional, principalmente na Língua Portuguesa, uma vez que são poucos os brasileiros que a dominam. A maioria da população não é composta por leitores sistemáticos, escreve pouco e mal. O despreparo é geral. A alfabetização funcional pesa como um rochedo nas costas do país, cuja população, para piorar, não se dá conta disso.
Além disso, um complicador adicional: a vida digital e a frequência às redes sociais, cujos apps incentivam o uso de poucas palavras em que a comunicação é simplificada.
Nesse aspecto, o HWR prioriza e valoriza a Alfabetização por meio de uma filosofia socioconstrutivista baseada nas teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, ambas piagetianas.
A Alfabetização é trabalhada através de projetos interativos em que os (as) alunos (as) possam se elevar às esferas do pensamento abstrato, ao domínio da técnica, da tecnologia e à compreensão. Foi observado que todos (as) adoram as aulas de alfabetização, porque participam ativamente da construção da nossa Língua.
Aqui no Colégio HWR, trabalhamos e lutamos para que nossos alunos estejam preparados para uma sociedade com desafios, e que exige de cidadãos um preparo enorme para o mercado de trabalho.
Torcemos para um Brasil com menos desigualdades e com maiores possibilidades de uma alfabetização efetiva e funcional.