A Tecnologia, durante a Pandemia, foi de extrema importância para a aprendizagem dos alunos e alunas, inclusive na alfabetização, por meio do aplicativo Jamboard. Sem as ferramentas tecnológicas, proporcionadas pela Google For Education, não seria possível aos professores darem suas aulas de forma remota.
Com a volta às aulas presenciais, a Tecnologia continua com força total, uma vez que os alunos e alunas aprendem a estabelecer relações entre o que já sabem ( conhecimentos prévios e as experiências vividas) e aquilo que estão aprendendo. O (a) aluno (a) Wallon deve ser humanista, protagonista e tecnológico.
Atualmente, principalmente após a Pandemia, não há mais motivos para discutir se a tecnologia deve ou não estar na escola, assim como não faria sentido pensar em uma instituição de ensino sem tecnologias de aprendizagem digitais. Por meio das inúmeras funcionalidades e variedades de estímulos, conseguem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico, engajador, divertido, inteligente, rápido e único.
Na Educação Básica, a tecnologia é tomada como um princípio norteador; por isso, na Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) ela é apresentada como um pilar pensado para percorrer todas as áreas do conhecimento.
No final de 2022, nossos (as) alunos (as), do sexto ao nono ano, tiveram a oportunidade de participarem da maratona Hackathon – um evento fundamental para quem deseja investir em inovação. O evento permite a criação e a cocriação de ideias eficientes para solucionar problemas e tornou-se uma abordagem emergente na pedagogia, contemplando uma proposta educacional que resulta em aprendizagem significativa de conceitos e habilidades na prática através de desafios contextualizados.
A opinião dos professores (as), alunos(as), famílias e demais colaboradores (as) atesta a importância significativa dessas ferramentas.
HWR – “ARTE EM ENSINAR, PRAZER EM EDUCAR!”