Boa noite Pais, famílias, formandos e queridos amigos do colégio Henri Wallon,
Estou aqui hoje com o objetivo de fazer um agradecimento, e com a difícil missão de não chorar, agradecer é fácil, depois de anos de convivência enriquecedora, já não chorar vai ser mais difícil, minha relação com este colégio é muito particular, mas como tenho ainda um ano de relacionamento garantido, me arriscarei.
Porque trazemos nossos filhos à escola? Trazemos nossos filhos à escola para que ganhem habilidades, conhecimento, valores, capacidade de percepção e de relacionamento, e agora no fim desta etapa avaliando todo o aprendizado deles, será que o Colégio Henri Wallon cumpriu seus objetivos?
Eles entraram aqui, a maioria pequenina cheios daquele encanto que toda criança na 1º infância tem, conhecendo apenas as primeiras letras, passam pelas professoras carinhosas e dedicadas do ensino fundamental I, conhecem o alfabeto e a matemática básica, fazem muita arte com um professor muito dedicado, depois são alçados ao fundamental II, com suas inúmeras matérias e professores, descobrem cálculos mais complicados, palavras mais elaboradas, informações acerca do funcionamento do mundo, ao mesmo tempo em que vão crescendo e descobrindo a si mesmos como pessoa e como cidadãos.
Ensinar tudo isso a um ser humano que está se desenvolvendo pedagógica e psicologicamente, já é tarefa difícil, imaginem, e tenho certeza que podem imaginar, fazer tudo isso com a geração TiK Toker e Youtuber, harmonizada com praticamente dois anos de pandemia?!
Porém, com amor e dedicação impar, essa escola conseguiu que continuassem adquirindo conhecimento e habilidades, mesmo numa época tão difícil. Graças ao carinho dos professores, que diariamente praticavam a pedagogia e a psicologia, ofereciam atenção, sempre com muito respeito aos sentimentos deles, também graças a dedicação e olhar fraterno de Thais, Lourdes, Rosaly e todo o time que adaptou grade e ferramentas, instruiu e deu liberdade para que todo o grupo pudesse se apoiar e passar por essa fase da maneira mais tranquila possível, sempre acreditando num amanhã melhor.
Hoje temos esses jovens, muito mais seguros que a média, que se pudessem ficariam juntos o tempo todo, jovens criativos, antenados com o mundo e felizes, que se preocupam uns com os outros e transbordam esse afeto que receberam durante todo esse tempo, e de brinde, famílias que são amigas fora dos portões da escola, amigos de verdade, que se ajudam e se divertem juntos.
Será que o colégio Henri Wallon cumpriu seus objetivos? Cumpriu, com louvor. Nossos jovens, não só alcançaram conhecimento, valores, capacidade de percepção e de relacionamento, como aprenderam tudo isso numa atmosfera de afeto incontestável, inclusiva e infelizmente muito adversa, ensinamentos que eles levarão por toda a vida, com a segurança duradoura de terem sido apresentados ao mundo de maneira tão afetuosa e gentil.
O melhor elogio que um pai ou mãe pode receber é que falem bem de seus filhos, e essa é uma assinatura deste colégio, é bastante comum ver seus alunos e ex-alunos elogiados por ai, como pessoas dedicadas e seres transformadores, que demonstram afeto com facilidade.
Meus e nossos agradecimentos vão para todo este time, que acolhe, orienta e ensina, não só alunos, mas também um pouco toda a sua família e aprende enquanto ensina, como enfatizou Cora Coralina.
Agradeço também a todas essas famílias incríveis, que participaram ativamente da educação de seus filhos, e a esses jovens diferenciados, que ao que tudo indica se tornarão cidadãos de que o mundo precisa!
Finalizamos um ciclo, mas criamos bases incríveis para vidas que ainda estão apenas começando, muito obrigada!