Todo artista, seja um iniciante, ou um profissional experiente, busca sempre se aprimorar quanto à técnica ou ao próprio repertório, experimentando diferentes recursos, outros meios de expressão além dos tradicionais e novas inspirações para produzir suas obras com qualidade, enfim, novos desafios. E, de fato, não faltaram desafios para os nossos alunos em 2020, especialmente, quanto à esfera tecnológica. Assim como nas demais áreas de conhecimento trabalhadas através das aulas remotas, as aulas de arte também se “reinventaram”, fazendo com que cada aluno buscasse outros meios de produção e expressão criativa – além da pintura e da modelagem, oficinas tão tradicionais, tão regulares, nas aulas de artes visuais – e, claro, também “novos espaços para o trabalho artístico”, uma vez que nosso saudoso e adorável “ateliê” não estaria disponível, como de costume. Pois bem, nossos jovens artistas “não deixaram passar em branco”. Muitas exposições de arte, pelo mundo, foram apresentadas ao público através das plataformas digitais, ou, mesmo,“fisicamente” (em espaços alternativos, com a apreciação do público dentro da segurança de seus carros). Sendo assim, para a Mostra de Arte 2020, nossos alunos das turmas do Ensino Fundamental prepararam uma “exposição virtual”, explorando toda a sorte de temáticas – gêneros de representação do desenho e da pintura e assuntos relacionados à História da Arte (das produções referentes às culturas pré-históricas às manifestações da arte contemporânea) – e meios possíveis e alternativos de expressão (desenho, pintura, colagem, arte digital, entre outros).
As turmas do Fundamental I (1º ao 5º Ano) exploraram diversos temas referentes aos gêneros de representação figurativa – natureza morta (estudo de cores, luminosidade e profundidade), paisagens (ambientes naturais, “marinhas”, casarios, castelos), “natureza” (animais), representação da figura humana (figuras em movimento e retratismo); datas comemorativas (Carnaval, Festas Juninas, Folclore); cultura pop (personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados e games) e símbolos (bandeiras, logos, emojis).
As turmas do Fundamental II (6º ao 9º Ano) produziram seus trabalhos com abordagem nos elementos, fundamentos e suportes das artes visuais (da utilização comum do desenho e da cor, às formas de representação artística – figurativismo, abstracionismo, “geometrismos”, “simbolismos”), com base na própria História da Arte (pintura rupestre, estéticas clássicas, barrocas, Impressionismo, vanguardas modernas e pós-modernidade) e através de temas transversais, publicidade e cotidiano.
Quais são os limites para a criatividade? O que é preciso para uma produção artística: um tema, uma técnica, materiais expressivos e interessantes, um ambiente especial para trabalhar, ideias… inspiração? Uma coisa é certa: nossos alunos nunca deixaram de produzir e de expressar suas ideias e sentimentos, independente do meio artístico. Com toda certeza, depois de todas essas experiências, nossos alunos nunca mais serão os mesmos (inclusive, nós, pais e educadores)… contudo, “isso” não é bom? Como disse, certa vez o grande artista gráfico holandês M. C. Escher (1898-1972): “As leis da matemática não são apenas invenções ou criações humanas. Elas simplesmente “são”; elas existem de forma bastante independente do intelecto humano. O mais que qualquer (um) … pode fazer é descobrir que elas estão lá e tomar conhecimento delas.” Mais uma vez, parabéns aos nossos “artistas”! Boa exposição para todos!
Eliana Vicente e Eros Secchi, professores de Arte (Ensino Fundamental)