Será que a aprendizagem, na modalidade híbrida, veio para ficar?
Após quase um ano com os portões fechados, o retorno às aulas presenciais, no HWR, foi extremamente comemorado, por todos (as): direção, famílias, alunos (as), professores (as), equipe de coordenação, equipe administrativa, além dos demais colaboradores (as).
Nesse período, os protocolos sanitários foram rigorosamente seguidos e não houve nenhum caso de Covid-19, com ninguém, durante o período das aulas presenciais. Isto significa que a escola é um local seguro.
Temos consciência de que a situação da pandemia piorou, por falta de um comando centralizado, porém, as escolas não são as responsáveis pelo maior número de casos de contaminação.
Agora, novamente o HWR se depara com os espaços vazios, portões fechados, alunos (as) e professores (as) em casa, vivenciando a realidade do ensino remoto.
O próximo retorno, que esperamos ser breve, deve continuar gradual e híbrido, ou seja: parte dos (as) alunos (as) em casa e parte, presencialmente, no HWR.
Neste período longo de pandemia, o ensino híbrido surge como um eixo pedagógico/tecnológico, para contemplar a aprendizagem dos (as) alunos (as) de uma forma diferenciada e significativa.
O Instituto Clayton Christensen, uma das referências no tema nos Estados Unidos, define o ensino híbrido como “um programa de Educação formal no qual um (a) aluno (a) aprende uma parte por meio do ensino on-line e outra de forma off-line ( presencial).
Ensino híbrido é a metodologia que emprega modelos que mesclam a aprendizagem (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o (a) aluno (a) estuda sozinho, de maneira virtual, com outros (as) em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno (a) e professor (a).
Sabemos que a modalidade de aprendizagem híbrida vai continuar a fazer parte do ensino, após o final da pandemia, uma vez que já era utilizado pelos (as) alunos (as) maiores, no HWR. A parte do ensino realizada com o auxílio de recursos digitais continuará. No entanto, o ensino presencial é o que proporciona e valoriza as interações interpessoais.
No HWR, nossos (as) professores (as) tiveram que se reinventar e se preparar para esse tipo de ensino. Apesar de serem momentos diferentes, o on-line e o presencial, o objetivo do aprendizado híbrido é que esses dois momentos sejam complementares e promovam uma educação mais eficiente, significativa e personalizada.