Após tantos anos de estudo sobre as melhores propostas e teorias pedagógicas, chegamos à conclusão de que nenhuma teoria pura é capaz de atender o ser humano na sua totalidade e dar as respostas que a sociedade exige em sua constante transformação, principalmente neste período de pandemia, em que a tecnologia avança a passos largos e vai, dia a dia, dominando o ensino e a forma de aprender.
A educação não pode ficar estagnada, pois as pessoas são diferentes a cada geração, o mundo se transforma e a escola tem que acompanhar essa evolução.
Mesmo com tantas mudanças, o HWR não abre mão de ter como pilar estrutural de sua filosofia de ensino, uma proposta que vise à construção da cidadania, do pensamento crítico, que associe o aprendizado e desenvolvimento ao ambiente sociocultural em que o aluno vive.
A Alfabetização do HWR, baseada na teoria de Emília Ferreiro, precursora de Piaget, é uma fase importantíssima na vida escolar de qualquer ser humano. Até o momento, é a proposta mais promissora que conhecemos, uma vez que é realizada por meio de descobertas e não de decorebas.
A Teoria Pedagógica do HWR propõe uma visão mais holística do ser humano, dando plenas condições de aliar o desenvolvimento acadêmico em paralelo ao socioemocional. A aprendizagem é facilitada quando o (a) aluno (a) participa do processo.
Por todos esses motivos, nossos (as) alunos (as) quando terminam o 9º ano e ingressam no Ensino Médio, são elogiados (as) por se destacarem, não somente no ensino acadêmico, mas também, no convívio social, o que para nós é de extrema importância.